Calendário Anual de Celebrações

OBS.: CALENDÁRIO 2014 EM FASE DE ORGANIZAÇÃO

O calendário anual de celebrações e festejos da Vila Pagã já foi definido. A seguir, estão listados os principais festivais e datas litúrgicas celebrados na Vila Pagã. 
Os festivais sublinhados são os "principais" festejos da comunidade. Na Vila Pagã, as datas das celebrações podem variar anualmente, podendo se adequar para realização em dias próximos. 


JANEIRO 

01 de Janeiro. Dia da Deusa FORTUNA. Ocasião para pedir as bênçãos de Fortuna e honrar essa Deusa decorando o altar ofertas como leite, moedas, cornucópias e outros elementos que representem a fartura. 
09 de Janeiro. AGONÁLIA. Festa em honra ao Deus Jano. 
31 de Janeiro. PAGANÁLIA. Festival para prosperidade da Vila Pagã e fixação dos colonos na comunidade. 

FEVEREIRO 
02 de Fevereiro. IMBOLC. Festival de origem celta onde se honra a Deusa Brigit. Dia de realizar purificações e ritos ligados ao poder do elemento fogo. 
13 de Fevereiro. FERÁLIA. Ritos para honrar e apaziguar os mortos. 
15 de Fevereiro. LUPERCÁLIA. Festa em honra ao Deus Lupercus. 
21 de Fevereiro. PARENTÁLIA. Festival em honra aos Ancestrais. 


MARÇO 

01 de Março. MATRONÁLIA. Festival em honra a Deusa Juno e as Deusas Mães. 
05 de Março. NAVIGUM ISIDIS. Festas em honra a Deusa Ísis. 
06 de Março. Dia de MARTE. Dia de honrar o Deus das batalhas e da agricultura. Ocasião propícia para pedir por força, coragem e proteção. 
15 de Março. LIBERÁLIA. Festa em honra ao Deus Baco. 
21 de Março. Equinócio da PRIMAVERA. 

ABRIL 
01 de Abril. VENERÁLIA. Festa em honra a Deusa Vênus. 
12 de Abril. CEREÁLIA. Festival em honra a Deusa Ceres. 
25 de Abril. ROBIGÁLIA. Festival em honra ao Deus Robigus. 
30 de Maio. BELTANE. Festival de origem celta onde se celebra a união sagrada entre o Deus Sol e a Terra. 


MAIO 

01 de Maio. FLORÁLIA. Festa em honra a Deusa Flora. 
07 de Maio. THARGÉLIA. Dia de Apolo. Dia de decorar a casa com coroas de louro e flores amarelas, para honrar Apolo e atrair as bênçãos do Deus. 
15 de Maio. MERCURÁLIA. Festival em honra ao Deus Mercúrio, padroeiro da Vila Pagã. 
29 de Maio. PLYNTERIA. Dia da purificação das imagens sagradas. 
31 de Maio. FESTA DA RAINHA DO SUBMUNDO. Dia de honrar aos Deuses do Submundo, em especial aos Deuses Plutão e Prosérpina. 

JUNHO 
07 de Junho. VESTÁLIA. Festa em honra a Vesta, Deusa do Lar e da chama sagrada. 
11 de Junho. DIA DE FORTUNA. Dia de honrar a Deusa Fortuna. 
15 de Junho. IUPPITER INVICTOR. Festival de Júpiter. 
 21 de Junho. SOLSTÍCIO DE VERÃO. 
27 de Junho. DIA DO ABENÇOADO JULIANO. Dia dedicado à memória do imperador romano Juliano, o “apóstata”, conhecido como “Campeão do paganismo”, que restaurou templos e cultos pagãos na Roma Antiga. Juliano faleceu neste dia, no ano de 363 d. C. Para homenagear Juliano, velas amarelas são acesas e dedicadas a ele. É um dia de pedir proteção e amparo espiritual. 

JULHO 
04 de Julho. Dia de PAX e CONCÓRDIA. Neste dia são honradas as Deusas Pax e Concórdia, através de orações, reuniões entre famílias e amigos para celebrar a paz, a harmonia e a amizade. Também são acesas velas brancas para honrar as Deusas. 
10 de Julho. LUCÁRIA. Festas em honra as divindades e espíritos dos Boques. 
21, 22, 23 de Julho. NEPTUNÁLIA. Festival em honra ao Deus Netuno. Nesse dia são realizadas reuniões, jogos e piqueniques nas margens de córregos, fontes e lagos, onde os participantes realizam atividades para honrar o Deus Netuno e os espíritos das águas. 

AGOSTO 
01 de Agosto. FESTA DAS COLHEITAS. Festival de origem celta, chamado também de Lughnasah. Dia de agradecer e pedir pelas bênçãos nas atividades agrícolas e produção de alimentos. 
13 de Agosto. Dia de HÉCATE. Dia de celebrar e honrar a Deusa da Magia, da transformação e das encruzilhadas. Nesse dia pede-se por abertura de caminhos e remoção de obstáculos. Devem ser acesas três velas e dedicadas a Hécate. 
17 de Agosto. NEMORÁLIA. Festival em honra a Deusa Diana, rainha da Lua, das fadas e dos bosques. Dia de enfeitar a casa e o altar com flores brancas para atrair as bênçãos de Diana. Pede-se por coragem e proteção, em especial para mulheres e crianças. 
23 de Agosto. VULCANÁLIA. Festival em honra ao Deus Vulcano. Nesse festival pede-se proteção contra os incêndios e desastres causados pelo fogo. Dia de realizar ritos e práticas ligados ao fogo e sua magia. A casa deve ser decorada com velas e cortinas vermelhas e amarelas. 

SETEMBRO 
12 de Setembro. Dia de HYBLA. A Deusa Hybla é uma divindade da Terra, de origem siciliana, precursora da humanidade e portadora da sabedoria. Ajuda seus devotos a tomar decisões e conseguir respostas. 
21 de Setembro. EQUINÓCIO DE OUTONO
28 de Setembro. Festival de TÊMIS. Dia de honrar a Deusa romana da justiça, do destino e da profecia. A Deusa Têmis ajuda seus devotos a resolverem conflitos e impasses. 

OUTUBRO 
09 de Outubro. Dia de FELICITAS. Data para honrar a Deusa da felicidade e da boa sorte. 
15 de Outubro. Festival da PURIFICAÇÃO. Dia dedicado à purificação pessoal, dos lares e da cidade. Data em que as casas e espaços recebem “banhos” e “lavagens mágicas”. 
31 de Outubro. SAMONIOS. Festival de origem celta onde são honrados os ancestrais. Ocasião em que são realizados ritos para apaziguar os espíritos e seres de outros planos. 

NOVEMBRO 
05 de Novembro. FESTIVAL DE POMONA. Deusa das frutas e árvores frutíferas.
15 de Novembro. FESTIVAL DE FERÔNIA. Festival em honra a Ferônia, Deusa das árvores, bosques, florestas e da fertilidade. Para honrá-la, são colocadas oferendas de frutas e artesanatos naturais nas árvores, aos pés ou nos galhos das plantas. Ferônia traz prosperidade, crescimento e fertilidade em todas as áreas da vida. Nesse dia também se deve presentear alguma pessoa querida com uma “planta do amor”, escolhida ou plantada por quem presenteia, para representar a firmeza e crescimento das relações. 

DEZEMBRO 
05 de Dezembro. FAUNÁLIA. Festa em honra ao Deus Fauno. 
17 de Dezembro. SATURNÁLIA. Festival em honra ao Deus Saturno. 
25 de Dezembro. SOL INVICTUS. Festa em honra ao Sol Invictus, onde se celebram as divindades solares. 
31 de Dezembro. Festa de STRENIA. Dia de honrar a Strenia, a Deusa dos presentes. Na ocasião devem ser trocados presentes entre familiares, amigos e pessoas que se gostam.

Comentários

Postagens mais visitadas