Princípios

 PRINCÍPIOS E REGRAS DA VILA PAGÃ


Sobre a Administração da Vila Pagã
- A Vila Pagã é uma comunidade rural administrada pelo sacerdote Raj Endi Porã (Rafael Nolêto), fundador do Círculo Piaga. As decisões comunitárias são tomadas pelo administrador, juntamente com o Conselho Administrativo. 
- Os outros membros da comunidade também são ouvidos em reuniões para que os interesses e direitos da comunidade sejam respeitados. 

Sobre a organização de espaços da Vila
- O modelo de estruturação da Vila é semelhante ao de um condomínio. Existe uma via de acesso principal e outras vias secundárias, que são todas ruas particulares.
- O único acesso para entrar na Vila é pela via Mercúrio. 
- Para dar maior segurança aos moradores, existe um portão na única entrada para a Vila, o que controla o acesso e diminui o risco de assaltos, invasões, incêndios criminosos, ataques religiosos ou problemas do tipo. 
- A Vila funciona como uma pequena cidade, com harmonia e respeito entre todos os moradores, com segurança e qualidade de vida, através da integração dos moradores com a espiritualidade pagã e com a natureza, nutrindo um sentimento de irmandade e cooperação. 

Sobre o Aluguel dos Imóveis:
- Os lotes de terras são arrendados apenas para pagãos que respondem ao questionário do Colono e aprovados pela Administração. 
- Apenas pagãos podem arrendar as terras para habitar a Colônia. 
- Com autorizações especiais da administração da Vila, não-pagãos também podem passar longas temporadas na comunidade.

Sobre as Taxas de Aluguel:
- As taxas de aluguel são pagas mensalmente pelos colonos, e podem variar de acordo com a localização, tipo ou tamanho da área alugada.
- A Vila é dividida em Blocos + Áreas Verdes. São vários Lotes em Área Arborizada e Planejada, com uma Via de Acesso principal + Vias internas.
- A taxa varia conforme o tamanho e localização dos Lotes, podendo sofrer reajustes anuais.

Sobre a Visitação de “não-colonos” na Vila:
- Todos podem visitar a Vila, independente de religião, o que não poderão é morar na Vila sob o título de “colonos”. Isso porque os lotes são arrendados apenas para pessoas que passam por uma seleção (entrevistas, etc.).
- Todos os moradores e estabelecimentos são orientados para receber bem os visitantes, com respeito e cordialidade, independente de religião, diferenças étnicas, culturais ou sexuais. 
- O turismo na Vila é incentivado e todos os visitantes devem ser bem recebidos.

Sobre as vantagens para arrendar áreas na Vila:
- Alugando uma área na Vila você estará automaticamente se integrando a comunidade de nossa Colônia Pagã. 
- Após o arrendamento da sua residência na Vila Pagã, você passará a fazer parte diretamente da comunidade, tendo a oportunidade de vivenciar o paganismo de forma comunitária, através de festivais, eventos e outras atividades promovidas pela coordenação da Vila. 


Sobre restrições quanto à utilização dos imóveis:
- Para que a Vila não fuja da proposta inicial, o morador deve assinar um termo onde concordará em não empreender atividades como igrejas, prostíbulo, bares (dependendo do tipo), açougues ou atividades que fujam ao conceito interligado de bem estar, saúde e vivência pagã. 
- Outras regras relativas às propriedades dizem respeito a estética, ao saneamento e a preservação, pois como nessa localidade da cidade de José de Freitas ainda não há coleta de lixo, cada morador será responsável por cuidar do próprio lixo, através da reciclagem ou encaminhamento para aterros. 
- O sistema de encanação das casas deve prezar pelo reaproveitamento da água para a irrigação de jardins da própria casa, pois não deverá ser gerado esgoto. 
- Para a valorização da qualidade de vida, a natureza deverá ser um componente essencial dentro da área arrendada pelo colono, que deve incluir uma área verde (grama/árvores/trepadeiras) de no mínimo 15% ou 20% do terreno. Essa área verde não poderá ser reduzida. 
- Para poder ter direito de arrendar qualquer área da Vila, o candidato a colono deverá concordar com todos esses termos acima citados.

Sobre os negócios e empreendimentos da Vila:
Antes de iniciar alguma atividade econômica, o colono empreendedor deverá imaginar que tipo de negócio lhe trará rentabilidade e lhe permitirá a sobrevivência econômica dentro da comunidade. Deverá conhecer as necessidades de consumo de um público-alvo que esteja ao alcance do negócio (pessoas de José de Freitas, turistas, viajantes que passarem pela estrada, os colonos da Vila, etc.).

Com base na definição do público é mais fácil desenvolver uma proposta de empreendimento. O que permitirá o desenvolvimento inicial da vila envolve especialmente os setores de 
- Metalúrgica e Marcenaria; 
- Informática (Lan Houses e comércio virtual); 
- Mecânica; Eletricidade e setores técnicos em geral; 
- Loja de Bicicletas; 
- Construção Civil; 
- Artesanato; Ornamentos (decoração, plantas); 
- Produtos Alimentícios (bebidas, doces, frutas, grãos); 
- Setor de produção Têxtil; Uso Pessoal e Vestuário; 
- Bem Estar (beleza, esotéricas, saúde); 
- Fabricação de Velas; Sabonetes; Cerâmica e Escultura; Móveis; Bijuterias e Biojoias
- Tapeçaria e Tecelagem; 
- Vestuário; Calçado; Bolsas e Carteiras; 
- Cosméticos naturais e Produtos fitoterápicos; 
- Licores; Bolachas; Pães; Doces; Compotas; Geleias; Polpa de Frutas; Óleos e Azeites;
- Comércio Varejista e produção de Souvenir.

- Para instalação de empresas na Vila, os empreendedores devem apresentar a proposta para o administrador geral, Rafael Nolêto, que poderá submeter o pedido para ser analisado pelo conselho administrativo, para que os mesmos avaliem a viabilidade do empreendimento para a área da Vila, e para evitar que haja choque com a comunidade. Após a proposta ser aprovada o empreendedor deve fazer o procedimento rotineiro de geração de CNPJ e Alvará, junto ao Sebrae e a Prefeitura Municipal de José de Freitas.

Sobre o comércio e/ou consumo de drogas na Vila:
- O consumo ou comércio de drogas ilícitas dentro da área da Vila é terminantemente proibido.
- Qualquer colono flagrado comercializando ou consumindo esse tipo de droga terá contrato de arrendamento encerrado, tendo como consequência seu desligamento da comunidade. O nome do colono será registrado e o mesmo se tornará persona non grata
- No caso de drogas lícitas, como cigarro e bebidas alcoólicas (exceto as bebidas alcoólicas sublinhadas abaixo), não será permitido o consumo nos ambientes de uso comum, sendo restrito o uso domiciliar.
- A venda de qualquer bebida alcoólica para menores de idade é terminantemente proibida.
- Fora da Vila os colonos poderão consumir a bebida alcoólica que desejarem, mas dentro da Vila só será permitido o comércio de licores, vinhos e bebidas alcoólicas artesanais.
- A instalação de empreendimentos como Bares que por ventura sejam aprovados pelos fundadores não poderão comercializar bebidas alcoólicas que estejam fora das que foram sublinhadas acima, exceto se o comércio for autorizado pela administração, que poderá avaliar pedidos e casos especiais, de acordo com argumentação apresentada pelo empreendimento.
- Nenhum morador será impedido de consumir bebidas alcoólicas nas áreas domésticas da Vila, desde que não provoque desordem ou incomode outros moradores.


Sobre a criação de Animais Domésticos:


Por conta das hortas comunitárias e fontes de água natural, a presença de alguns animais domésticos poderá comprometer a saúde comunitária, pois fezes de gato podem cair na caixa d'água, fezes de cães podem contaminar as hortas. Além disso, existem problemas comuns nas grandes cidades, como a superpopulação de animais e outros. Para evitar esses problemas na Vila, o morador que desejar criar seus animais de estimação deverá obedecer algumas regras para que a saúde da comunidade não seja comprometida, a exemplo.


-  Cães e gatos devem ser castrados ou vacinados para evitar a superpopulação.
-  Animais domésticos devem receber todos os cuidados relativos à vacinação, higienização e saúde em geral.
-  Galinhas, patos, coelhos, porcos e qualquer tipo de animal de criação só poderão ser criados em áreas cercadas dentro do próprio terreno, para evitar que fujam ou transitem pelos terrenos vizinhos, destruindo hortas e plantações.
-  Os moradores devem recolher as fezes dos animais quando forem passear com eles.
-  Em caso de reclamações de mau cheiro consequente de criações domésticas, o morador será notificado e estará sujeito a multa caso não solucione o problema em um prazo de uma semana.
-  Em caso de qualquer criação de animal silvestre em cativeiro, o morador deve apresentar licença concedida pelos órgãos competentes.
-  Não haverá limite para quantidade de animais criados, desde que sejam respeitadas as regras da comunidade.
-  Sem respeitar as regras, nem mesmo um animal poderá ser criado. Mas sendo respeitadas as regras, o morador poderá criar sem problemas quantos animais desejar.
-  A aquisição de novos animais de criação deve ser comunicada a administração da Vila.

 Sobre o direcionamento espiritual da Vila: 
- A Vila Pagã possui como eixo o sistema religioso denominado Paganismo Piaga
- A Vila tem um calendário litúrgico oficial, baseado nas festividades e celebrações pagãs agrícolas. 
- O calendário oficial não impede a realização de celebrações ou rituais de outras vertentes pagãs no âmbito privado/doméstico da Colônia, servindo para integrar todos os colonos nas ocasiões de reuniões e celebrações religiosas. 
- Diversas linhas pagãs podem conviver em harmonia na Vila, mas o Paganismo Piaga é adotado como o culto oficial, por conta do calendário litúrgico. 
- Além do espaço do Templo Piaga, moradores também poderão utilizar as áreas de bosques para suas práticas religiosas e de lazer.

PARA SABER MAIS SOBRE PAGANISMO PIAGA, CLIQUE AQUI

Sobre uso da Magia:
- É proibido o uso de magia para prejudicar ou manipular outros colonos.

Sobre manejo do Lixo:
- Cada morador é responsável por cuidar do seu próprio lixo, buscando alternativas de reciclagem ou encaminhando para aterros ou pontos de coleta. 
- O morador que for pego promovendo a sujeira ou acúmulo de lixo estará sujeito às penalidades do município. 
- Moradores ou visitantes que forem pegos jogando lixo em local indevido, terão o nome registrado e estarão sujeitos à multa ou cancelamento da autorização para transitar pela propriedade.

Sobre veículos automotivos:
- Não é permitida a colocação de carros ou veículos estacionados nas vias internas da Vila Pagã. Existe um espaço específico para estacionamento de carros. 
- Os moradores que possuírem carros só poderão utilizar seus veículos pelas vias internas da comunidade em casos de transporte de cargas, idosos, doentes ou em situações emergenciais. Para circulação nas vias internas da Vila não serão permitidos carros, com exceção em casos específicos que sejam autorizados pela administração. 
- Os veículos que poderão ser utilizados dentro da Vila são bicicletas e outros não automotores.
- Os moradores com veículos automotores só poderão estacioná-los em uma área reservada da Vila, destinada para estacionamento

Sobre regras específicas de convívio:
- Os colonos devem ter bom senso quanto ao uso de cigarro, limitando o uso ao domicílio privado.
- Os colonos devem ter bom senso quanto ao volume do som, para evitar incomodar os demais moradores.
- É proibido caçar dentro da área da Vila.
- É proibido cortar árvores sem autorização da administração.
- A Vila Pagã é uma área religiosa, por isso, tanto os visitantes como os moradores devem evitar fazer muito barulho ou promover brigas dentro da comunidade.



INCOMPATIBILIDADES IDEOLÓGICAS 
[Posicionamentos da Colônia e breves explicações acerca dos mesmos] 


1. MONOTEÍSMO: Somos politeístas, o monoteísmo exclui a possibilidade da existência de outros Deuses e condena qualquer culto que fuja ao culto do Deus Único, como o que é cultuado no Judaísmo, Cristianismo ou Islamismo. Na Vila a administração mantem uma postura de defesa, sem priorizar ataques a grupos intolerantes, mas acreditando na importância de fortalecer as formas de defesa e combate, caso seja necessário. 

2. DROGAS: Buscamos integração com a natureza de forma saudável e sustentável. Uso desregrado de substâncias que provocam dependências químicas são práticas que vão totalmente em desacordo com os princípios da Vila. É um engano a si mesmo e, em um contexto mais geral, um prejuízo para a comunidade, já que em toda a comunidade é necessário a manutenção de indivíduos saudáveis e dispostos ao trabalho ou vivências comunitárias.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A seguir, veja uma imagem ilustrativa representando a distribuição organizacional da Vila Pagã, coordenada pelo conselho administrativo de fundadores. 


ENTENDA AS DENOMINAÇÕES

* Administração geral: Responsável por planejar, executar e instituir decisões do Conselho.

* Conselheiros: Exercem função administrativa e/ou sacerdotal na Vila. São secretários e coordenadores administrativos

* Coordenadores de Cultos: Exercem funções sacerdotais e são responsáveis por cultos públicos específicos dentro da Vila 

* Colonos titulares: Também inclui os conselheiros, mas se estende a pessoas que forem aprovadas pela seleção para manter um lar na Vila (responsáveis por um lote). Respondem por tudo o que ocorre dentro do espaço que lhe é concedido. Assumem compromisso com o corpo de conselheiros e são responsáveis por zelar pelas famílias constituídas pelos mesmos dentro da comunidade. 

* Colonos secundários: Não são os responsáveis diretamente pelo espaço, mas dividem o lar com os colonos titulares (ex.: esposas, filhos, maridos, amigos e parentes dos colonos). Também devem assumir compromisso com o Conselho e, mas diretamente, com os Colonos Titulares, já que estes últimos podem responder por atos dos colonos secundários. Existe a possibilidade de colonos secundários não serem pagãos, porém, deve ser algo votado e aprovado por todos os membros da comunidade. Mesmo quando um colono secundário não pagão é aprovado, este deve estar de acordo com todas as regras comunitárias. 

* Apoiadores: Não são colonos, mas podem ser contribuintes ou visitantes ocasionais. Podem ganhar o título de "Amigos da Vila" e atuar diretamente em algumas ações e atividades da Colônia.

Comentários

Postar um comentário